segunda-feira, 25 de abril de 2016

compatibilidade de processador e placa mãe.

Oi, aqui estou mais um dia, nem sempre calmo nessa alucinante jornada chamada vida. venho hoje postar no meu querido blog sobre compatibilidade de processadores em placas mães, pois é fundamental saber se a bios de uma placa mãe suporta o processador desejado.

irei utilizar como exemplo os processadores de cada soquete postado anteriormente aqui,  e placas-mãe compativeis para que deste modo, o mundo seja mais feliz.

primeiro irei falar sobre o intel core i7 990X, que foi mostrado como exemplo nos soquetes 1366, 1155
é compativel com a GA-X58A-OC da gigabyte. na versão F3 da BIOS, Os slots de memória RAM presentes nesta placa são DDR3, de 2200/1333/1066/800 MHz.

Fonte: http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3870#sp
http://br.gigabyte.com/?f=g

subseguindo falarei sobre o intel core i3 540, citados nos exemplos dos soquetes 1151, 1156 e 1150, e sua compatibilidade com a placa-mãe GA-P55-UD3L-TPM, também da Gigabyte, é compativel, com versão da bios desde FE e a placa possui slot de memória DDR3 2200/1600/1333/1066/800 MHz

fonte: http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3495#sp
http://br.gigabyte.com/?f=g

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Trabalho sobre a camada Enlace do modelo OSI.

https://www.sendspace.com/file/kdw65s

Saudações meus nobres leitores sedentos por conhecimento, venho hoje postar aqui o trabalho sobre a camada enlace em forma de apresentação de slide no powerpoint. está no link ali em cima, paz <3

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Conexão QPI

A conexão QPI é muito semelhante ao hypertransport, porém foi desenvolvida pela intel, provavelmente para não se distanciar muito da concorrencia, porém não criou-se muito "alarde" sobre ela, e não ficou tão conhecida no mercado.
 QuickPath interconnect é uma conexão ponto-a-ponto unidirecional de alta velocidade, disponibilizada e desenvolvida na segunda metade de 2008 pelo Intel MMDC (Massachusetts Microprocessor Design Center) e membros da DEC Alpha's Development Group (adquirida pela Intel). É usado em processadores para comunicação com dispositivos de I/O, tais como placas de vídeo e controladoras. Com a implementação do Quickpath em seus processadores, os mesmos passam a utilizar uma arquitetura de conexão direta para comunicação externa. Os processadores que implementam o Quickpath como o core i7 contam ainda com um controlador de memória DDR3 integrado de 3 canais, o que aumenta a largura de banda total do processador e particularmente diminui a latência de acesso a memória, já que com o controlador implementado diretamente no die do processador, a memória é acessada diretamente, o que não acontecia com o legado Front Side Bus, onde os dados que trafegavam entre a memória e o processador passavam por esse barramento, criando assim um gargalo.

Hypertransport

Hypertransport é uma tecnologia mais recente no quesito barramento do processador, permite criar interconexões bidirecionais ponto a ponto de processadores com grande largura de banda, baixa latência e de maneira escalável. O padrão da tecnologia é aberto, sendo gerenciado e promovido por um consórcio de empresas denominado HyperTransport Consortium. Esta tecnologia é utilizada pela AMD e pela Transmeta em seus processadores x86 e pela NVIDIA em seus chipsets. é considerada uma tecnologia muito boa para ser utilizada em processadores.

<3

Definitivamente, esse post é sobre o FDB

Salve Salve Fiéis leitores da nave mãe "O potequence" venho hoje postar sobre um tema demasiado congruente em nossas vidinhas tecnológicas, vou falar sobre o FSB.


O FSB (Front Side Bus)  é o barramento de transferência de dados que transporta informação entre a UCP e o northbridge da placa-mãe. ele foi o primeiro barramento usado para efetuar a comunicação entre o processador e o gerenciamento de memória, pouco tempo após o FSB foi aprimorado com a técnologia DDR para melhorar a transmissão de dados, até hoje ele ainda é utilizado, porém no quesito de transmissão de dados do processador ele foi substituido por tecnologias mais modernas para melhorar o desempenho.